Ahhhh, Olimpíadas. Mais de 10 mil esportistas dando o melhor de si para honra própria e delírio geral da nação. O negócio é tão sério que impasses políticos graves já deram o ar da graça em eventos desse tipo. Em 1980 a Olimpíada foi em Moscou. No auge da Guerra Fria. E de acordo com a tradição, guerras são interrompidas para os jogos. Mas ninguém esperava que os EUA iriam embargar eses jogos. "E ái de quem for" disseram os americanos. Resultado: Fiasco. Uma olimpíada maravilhosamente planejada com certa de 65 delegações, das cerca de 180 possíveis. E uma das mais lembradas quando o assunto é Olimpíada. Vale lembrar omascote, a ursa Mischa, essa daí:
Em Vancouver, Canadá, dá-se as Olipíadas de Inverno, com esportes de gelo e neve. E quanta coisa deu para fazer com água congelada e peças de madeira. Desde descer uma montanha encima de dois paus, até uma pedra jogada pelo gelo para escorregar até um ponto. Incrível. Eu sozinho não pensaria nisso (...)
Mas o negócio é o seguinte: O Brasil tá lá! EEEEE !! Com nossos 5 esportista, a delegação brasileira, junto com a da Etiópia, é uma das grandes zebras do evento. Até agora, nossa maior promessa, a snowboarder Isabel Clark, foi desqualificada, e nossa Cross-Country ficou em 67º lugar...
Aí eu me pergunto... Qual é o valor da força de vontade?
Na imagem, Isabel Clark na vibe e Isabel Clark pronta pra cair
Pois que a adversidade não é um fator decisivo em nossas opções? O "fazer automático" é mais chato do que se pode imaginar. Peguei meus patins hoje para uma andadinha. Andar, somente andar e mais nada. Mas me veio um clique, um negócio, ver no youtube uns vídeos de patinação e tentar fazer igual. Bom, caí, e tô com um corte no queixo. Mas tô mais feliz, por que agora eu sei andar de costas.
O mesmo para atletas brasileiros na neve. Não temos neve no Brasil, certo? Então porque esse amor por parte dessas 5 pessoas dispostas à botar a reputação a perder? Isabel Clark treinava em dunas, em Jericoacoara, no Ceará. Sim, ela é cearense. Chance de nevar zero! Da onde vem esse fogo por neve? (hehe)
Tomamos lição dessas pessoas. Quando se quer, dá, mesmo quando o universo conspira para que isso não ocorra. O negócio tá na cabeça.
______________________________________________________________________
E não dá para não falar de Vancouver 2010 sem falar de Nodar Kumaritaschwili. O cara tava no último aquecimento do luge, seu esporte, que consiste em descer uma pista de gelo em altíssimas velocidade (negócio de 140 km/h), dentro de um carrinho de plástico com umas lâminas embaixo.
Mas na última curta o carro perde o controle, Nodar voa do carro e atinge de costas uma pilastra de sustentação. Morre duas horas mais tarde.
Por isso, antes de cada esporte, é dedicado um minuto de silêncio em respeito ao georgiano de 23 anos. E eu ví o vídeo, que já saiu do youtube devido ao respeito e etc, mas foi assutador. Pensar que somos frágeis o suficiente para morrer assim, do nada. Eu prefiro considerar que Nodar estava fazendo o que gostava, que aquilo que dedicou à sua vida inteira estava ali, na sua frente. O acidente botou em alerta o Comitê Olímpico, que pediu para que a pista fosse levemente transfigurada naquela volta. E assim, mais uma morte para salvar várias.
_______________________________________________________________________
E é disso que se propõe as Olimpíadas, um reflexo do que somos, e uma deixa para uma filosofia leve que se esconde embaixo de neve e gelo. Uma boa Olimpíada à todos!
Brasil tá lá. Insistindo (como sempre) no treinamento dos atletas em um estilo Rocky Balboa. O resto do mundo investe em seus atletas no estilo Ivan Drago. Adivinhem quem ganha na vida real. Não dava nem pra criar expectativas, lembrar de 'Cool Runnings' era inevitável.
ResponderExcluirFernando começa trazendo a alegria e quando já estamos rindo, ele nos dá um baque de drama... Why?!
ResponderExcluir=)
estou adorando ver os jogos de vancouver.....principalmente as danças..patinações no gelo...realmente incrível...
ResponderExcluirtorço mesmo..rsrs