terça-feira, março 23

Bom é ser igual! Bom é ser ruim!

"Eu sou um sonhador. Acima de tudo, um sonhador. Todas as vezes que fui feliz na vida, foi quando eu me permiti sonhar, delirar, inventar as coisas. Sonhar com um mundo melhor, com um país melhor... Imaginar como vai ser quando tudo for diferente, quando eu tiver conseguido realizar meus sonhos. Me imagino dando entrevista, explicando, contando como tudo aconteceu. O sonho, ele te empolga. Você começa a acreditar naquilo, te dá uma coragem, uma força. Agora, toda vez que eu tentei me adequar à realidade, eu fui extremamente infeliz, sabe. Você começa a pensar nas dificuldades, em tudo que pode dar errado... é a sabedoria dos medíocres. A segurança, o bom senso. Você não pode ousar, tentar fazer diferente. Quando você depende do reconhecimento alheio é uma merda, porque você não pode simplesmente existir, a sociedade é que tem que dizer que você merece existir e ser feliz! E é nisso aí que os medíocres dominam, porque eles são a maioria. Então, isso aqui virou o Império da Mediocridade. Bom é ser igual! Bom é ser ruim! É por isso que rapidamente o sujeito tem que ser capaz de desenvolver um certo cinismo pra poder sobreviver. O cinismo é como uma vacina. Na vacina, a pessoa é infectada por um vírus inócuo pra desenvolver a imunidade contra o vírus de verdade. O cinismo é assim: você fica meio acanalhado pra poder não adoecer no contato com a canalhice. O sujeito chega aos 30 anos e já é um amargurado, pelo simples fato de ser brasileiro. Porque ele vive numa realidade que é antibiótica, massacrante."

Trecho do diálogo do curta 'Nada a Declarar', 2003, de Gustavo Acioli.

3 comentários:

  1. Sandro,
    uma das minhas leituras obrigatórias na faculdade é o livro de tirinhas completas do Calvin e do Haroldo!
    E quando perguntamos por que ao professor, ele só disse:
    "O nome do Haroldo em ingles é Hobbes, só vou dizer isso"
    hahahahahaha
    ai ai viu

    ResponderExcluir
  2. Então este blog vai te ajudar bastante:
    http://depositodocalvin.blogspot.com/

    Sensacional cara, toda faculdade deveria ter Calvin e Haroldo como base. Se bem que aí, todas as matérias que tivessem algum tipo de cálculo seriam extintas.

    ResponderExcluir