terça-feira, abril 6

Nunca é apenas uma perna.

"Ahab, durante a primeira batalha, tinha fincado um arpão no dorso de Moby Dick, daí veio-lhe a idéia de arrancar a perna do capitão. "

Não sei por que, em algum momento da minha vida decidi ler Moby Dick. Um livro de umas 600 páginas, clássico, mas chato pra caramba. Lento, muito lento. Mas você só percebe o motivo dele ser lento depois que termina. É lento porque a procura pela baleia é lenta.

Tá, mas e daí? Que lição você tira disso tudo?

Bom, deixa eu contextualizar. O fodão dessa história é o Capital Acab, o cara que manda no barco e bota a vida de todo mundo em risco pra conquistar seu objetivo.

O Capitão Acab (ou Ahab) é o baleeiro que parte atrás de Moby Dick, a baleia que lhe levou uma das pernas.

E todo mundo já teve algo ou alguém - humano, animal, vegetal ou mineral - que lhe levou algum pedaço, mais ou menos físico ou mais ou menos emocional ou seja lá qual for a densidade com a qual você se identifica mais, nesse caso.

Eis a primeira vez em que o capitão é mencionado mais longamente no romance, num diálogo entre o narrador Ismael e o outro capitão:

- E que queres tu com o Capitão Acab? Já está tudo certo; fazes parte da tripulação.
- Sim, mas gostaria de vê-lo.
- Mas não acho que possas no momento. Não sei exatamente o que se passa com ele, mas mantém-se trancado dentro de casa, como se estivesse doente, e não parece estar. Na verdade não está doente; mas também não está bom. De qualquer modo, rapaz, não é sempre que ele me quer ver, assim não acho que queira ver-te. É um homem estranho, o Capitão Acab - acham alguns -, mas é bom. Oh, tu gostarás bastante dele; não receeis. É um homem imponente, incrédulo, divino, o Capitão Acab; não fala muito; mas, quando fala, deves prestar-lhe atenção. Olha, fica avisado: Acab está acima do comum; esteve em faculdades, assim como entre canibais; acostumou-se com prodígios maiores do que as ondas; cravou sua lança impetuosa em inimigos mais poderosos e estranhos do que as baleias. Sua lança! Sim, a lança mais aguda e certeira entre todas as de nossa ilha! Oh! Ele não é o Capitão Bildad; não ele não é o Capitão Peleg; ele é Acab, rapaz; e Acab, bem sabes, foi outrora um rei coroado!

Quando um cara desses perde uma perna para uma baleia, ele não volta mais pela perna. Ele perdeu muito mais.

Nunca é apenas uma perna.

3 comentários: