terça-feira, outubro 20

28.06.42.12

- Why Are You Wearing That Stupid Man Suit?

Eu estava assistindo Donnie Darko pela milésima vez e, o Frank nunca me deixou a vontade, quando ele aparece,eu sinto um puta frio na espinha.

E me fez reparar que assim, além de claro o filme ter várias ligações óbvias (Filmes como “Uma noite alucinante”, “A Última Tentação de Cristo”, “Lolita” (de Kubrick), “Peggy Sue - Seu Passado a Espera”, com a cinematografia de Jonathan Demme e até mesmo certa ligação com o filme “E.T.”), a ligação com “Alice no País das Maravilhas”, é bem grande.

Afinal DD acorda e vê Frank, um cara com mais de 1 metro e 80 com uma fantasia de coelho (Bem macabra, diga-se de passagem) e Alice tem a visão de um coelho falante vestindo adereços humanos. Frank diz para DD seguir ele e o leva até um campo de golfe, já Alice persegue o Coelho Branco, seguindo o tal até a toca.

A relação campo de golfe e do buraco, da toca do Coelho Branco parece bem evidente.

Como o Coelho Branco de Alice, Frank atua como um guia de DD em outro mundo, um mundo louco*, fora dos padrões. O Coelho Branco é um servo da rainha e o Frank, é manipulado por uma força superior, não especificada na trama.

DD e Alice são semelhantes em seus termos de curiosidade e confusão própria e... Ambos querem saber de qualquer modo o que está acontecendo com eles.

Os "coma-me" e "beba-me" de Alice são bem semelhantes às pílulas que DD toma e eles também passam por mudanças físicas; Alice fica mais alta ou encolhe (Cogumelos) e DD fica mais forte e com poderes sobre-humanos quando está sonâmbulo.

Estas mudanças físicas abrem portas e dão soluções para os dilemas que eles estão enfrentando em determinada parte da história, mas também trazem sentimentos de medo e isolamento para os protagonistas.

E a cena no banheiro em que DD conversa com Frank pelo espelho me lembra bastante “Alice no País dos Espelhos”.

Quem não assistiu, eu recomendo. Já quem viu e não entendeu clique aqui . Não explica tudo, mas ajuda bastante.

(PS: Ah, a trilha sonora é animal.)

4 comentários:

  1. Acho bizarro pensar que hoje o ator é uma cara super fodão e musculoso que está filmando "Prince of Persia"...

    ResponderExcluir
  2. É, o Jake Gyllenhaal tá ali com o Lou Ferrigno Hahahaaha..

    ResponderExcluir
  3. Garanto a você que é quase unânime esse frio na espinha.
    Menos para mim, claro.

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre tive um pouco de medo de Alice mesmo...

    ResponderExcluir