sexta-feira, janeiro 29

"CVC: Cuidando de Você com Carinho"

Adoro viajar. (Posto hj pq amanhã estarei de partida...) Ser de Sagitário me propicia à isso... Não que seja o fator determinante, mas tenta explicar essa vontade minha de sair por aí... Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sul... Já fui...

Nessas idas e vindas, 3 vezes para Porto Seguro (com os pais), (e pq tava barato), com a CVC, a Maior e Melhor agência de viagens do Brasil... POIS BEM... Nessas três vezes, percebi algo de podre nos ares da cidade da primeira missa... E não, não era o cheiro de peixe vencido, nem o de vendedores ambulantes de Tinky-Winky, nem o de sandálias de couro e nem os de barracas de "temperos" baianos...
... ERA A GANÂÂÂÂÂNCIAAAAAAAAAAAAA ... ...AAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHH!!!!! ...
CVC, depois de AAAAAAAAANOS a fio levando e trazendo turistas para as paradisíacas praias de Porto Seguro seguramente ACABOU com os corais naturais, a limpeza das praias, o preço dos imóveis que foi às alturas e etc, que resultou no sucateamento daquela região, que é pobre e que precisa de ajuda sim, como qualquer outra cidade nordestina...

Agora vem nêgo dizendo: "... ÔU, PSST, CÊ VÁI PÁ PÔRHTO?..." ... Na boa, não vá ... Dá para ter gente, álcool e um dj em, sei lá... Mongaguá tbm... (não desmerecendo, foi a primeira q eu pensei)... Beleza, não é nordeste... Mas é muito mais segura, mais barata e etc...

Estou aqui defendendo o turismo homogeneizado... Porto Seguro pode estar ganhando o dele, mas e Coroa Vermelha? É a mesma coisa, só que mais limpa e mais cheirosinha... e é do lado...

Por isso, Sr. CVC, mais atenção ao meio ambiente, pode-se ser o mais rico do Brasil, mas perde toda a graça e elegância ao desgastar grande parte das atrações oferecidas... Prontofalei.
(Ó, tenho fotos de um lugar liiindo, manguezal mó cheio, passarinhos, que vendia doce artesanal, e etc... 2 anos depois encontro só uma barraquinha com um puxadinho de lado, as cozinheiras estavam de branco, com luvas e toucas de banho, fazendo um doce seco, sem graça... E toda aquela floresta linda, enfim devastada, e no lugar um rádio, uma quadra de vôlei, e areia... só... uma tristeza... Tenho fotos, se der eu boto, se não, não...=D)

Desejem-me sorte. Parto amanhã para terras portenhas... Voltarei com mais um sotaque, e com muitas coisas à falar... Paciência, mon ami...

Por Fernando Farina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário