sábado, dezembro 19

"Ma belle Evangeline"


Fui assistir ontem a Princesa e o Sapo, o meu aguardadíssimo novo musical em animação tradicional da Disney.
Acredito que todos saibam, mas não custa reforçar: muito da minha vida baseia-se em Disney. Muito do que eu falo, canto ou até penso está diretamente influenciado pelas canções surgindo do nada, frases musicadas, grandes sacadas onde só eu rio ou personagens secundários muito mais geniais que os principais. E desde que todos os estúdios de animação descobriram essa "coisa" chamada computação gráfica, meus queridos musicais foram deixados de lado e eu passei a vagar pelo mundo sedento de algo assim, alimentando-me de filmes como WALL-E, Família do Futuro e Coraline ou até mesmo as Bicicletas de Belleville ou O Castelo Animado(geniais, por sinal)
Mas ontem tudo mudou. Com todos os clichês possíveis, como pedidos as estrelas, músicas a cada 15 segundos que terminam implorando por palmas, vilões altos e magros, um livro de histórias, finais felizes e um personagem secundário caipira, a Disney voltou. Uma animação belíssima - tudo bem, por vezes caricaturadas demais - , com um cenário estupendo e uma música que, apesar da fraca dublagem - é muito boa no original, A Princesa e o Sapo é bom, bem bom, e para mim, totalmente saudosista.
Agora vamos lá. O filme só não é genial porque não vivemos mais em tempos para isso. Infelizmente, a onda do momento é a PIXAR e suas grandes sacadas totalmente alternativas, como ratos cozinheiros ou balões levantando casas, que ninguém esperaria de animações e com uma qualidade totalmente genial. Não sei explicar porque, mas eu sinto que com raras exceções- como eu - as pessoas realmente perderam a vibe da estrela realizando sonhos (mesmo o filme lutando ao máximo para contradizer essa idéia).
Mas valeu a pena. Para os aficcionados como eu, o filme é um deleite. A história funciona muito bem, não é cansativa e tem até uma pequena sacada ao clássico "Uma rua chamada pecado" que 99,7% dos que assistirem o filme não entenderão. Enfim, assistam assim que puderem.

E continuem acreditando na estrela e em todo o resto. Sei lá, vai que funciona mesmo..

2 comentários:

  1. Ai meu deus.
    Não acredito que vou ter que esperar o dvd.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o Review! E a parte da estrela foi muito boa... Aliás (não canso de falar nisso) uma amiga minha trabalha com animação e ela pintou vários quadros do vagalume Ela me falou que não suportava mais e que iria embargar o filme. No final, ela foi uma das primeiras pessoas que viram o filme pronto e dublado... Me apareceu ontem com o jacaré em pelúcia... Vai entender...

    ResponderExcluir